Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007
Olá,
Sou um principiante (e, portanto, um ignorante) nestas andanças de computadores e blogs.
Cansado de escrever posts que se apagam antes que eu consiga enviá-los,limito-me a pedir comentários ao nome do blog e, em particular, ao título deste post.
Cordiais saudações,
José-Carlos
Navegar" nem sempre é fácil.
Obter comentários também não.
Agradeço dicas dos mais experientes para ambas as coisas.
Todas as sugestões serão bem-vindas.
Saudações sápicas do
José-Carlos
De Transdisciplinar a 15 de Dezembro de 2007 às 02:19
Só mesmo de principiante !
Escrevi um post sobre "transdisciplinaridade alargada" e nem sequer fui verificar primeiro se a matéria em causa já estava tratada na Net. E, afinal, existem múltiplas referências à CARTA DA ARRÁBIDA (resultante do Primeiro Congresso Mundial da Transdisciplinaridade, que se realizou, em Novembro de 1994, no Convento da Arrábida, o que motivou o nome dado à Carta ). De resto, dela sou signatário (na senda do meu mestre Edgar Morin), e foi justamente o conteúdo da mesma que me levou a passar a usar a expressão "transdisciplinaridade alargada " para a distinguir da transdisciplinaridade que até então praticava e que passei a considerar como restrita.
Há muito que a minha actividade como docente/investigador se regia por uma postura epistemológica transdisciplinar e foi com muita satisfação que vi aprovada a Carta da Arrábida.
Foi com a mesma postura, aliás, que participei nos trabalhos da UNIPAZ , cuja atitude holística incorpora a transdisciplinaridade.
É nesta busca de pontes e nexos que me centro e que me esforço para que os outros sobre os quais possa ter alguma influência o façam também.
Comentar post