Volto de "férias" e volto ao Dharma. Desta vez para citar Chögyam Trungpa, um dos grandes mestres budistas no Ocidente. E, desta vez, em honra da minha amiga Wolkengedanken, que tanto gosta dele que usa uma frase sua em exergo do seu blog.
De facto, para um verdadeiro adepto do tantra, a compreensão da viva energia do cosmos em termos de estruturas, formas e cores não é uma questão de imaginação ou de alucinação. É real. Assemelha-se a uma pessoa que escuta uma música de tal forma emocionante que adquire quase um carácter plástico. O som torna-se quase um objecto sólido, uma cor ou uma forma. Quando nos tornamos capazes de ver as energias do universo tal como elas são, formas cores e estruturas apresentam-se por si próprias, e a simbolização aflora. Tal é o sentido do mahamudra, que significa «grande símbolo». O inteiro universo é símbolo, não no sentido de um sinal que representa outra coisa que aquilo que ele é, mas porque as qualidades dos fenómenos tais como eles são se manifestam aí da maneira mais viva.
E agora um outro excerto de que gosto muito:
Se a relação de uma pessoa com o espaço está correctamente desenvolvida, correctamente percebida, não existe a menor hesitação. Trata-se de se tornar uno com as emoções.
(Chögyan TRUNGPA - Le Mythe de la liberté et la Voie de la méditation. Paris, Seuil «Points Sagesses», 1979)
De Wolkengedanken a 25 de Agosto de 2008 às 14:58
Obrigada ! Sempre esta bem feito citar Chögyam Trungpa :)
As alturas do Tantra ainda nao cheguei mas estou muito curiosa.
A outra citacao tambem é muito interessante : sempre pensava que havia que evitar deixar-se cair completamente numa emocao porque depois como sair ?? Agora pela practica da meditacao compreendo lentamente que aceitar emocoes nao é a mesma coisa que deixar-se levar sem control que no contrario aceitar e viver ou aguentar uma emocao da liberdade e energia. Como afirmacao soa completamente contradictorio, mas nao é ....... é de facto ao menos para mim que sou de uma emocionalidade desbordante uma grande revelacao , porcerto dificil de explicar
Gostaste das bandeirinhas ! Tenho uma mania de contadores, como ves tenho instalado meia duzia e sao muito engracados porque cada um conta outra coisa ...... Uma vez um deles registrou um visitante do Brazil mais o outro considerava que era da Belgica . Entao ??!! Depois de constatar que o meu portatil foir registrado como visitante de sitios onde nao estive há muito tempo ou nunca considero os contadores como brinquedo sem valor de informacao nenhum ......
Ainda bem que gostaste de eu te ter dedicado o post do Trungpa . De resto, aproveitando o "balanço", fiz outro, com outra citação, no meu blog francês. Se quiseres vai lá espreitar...
Saber lidar com as emoções é muito importante. Mesmo antes de ser budista, depois da minha psicanálise (didáctica), já eu dizia que «é importante sentir bem para pensar bem».
Fui à procura e estive a ler a tua resposta ao meu comentário sobre a meditação. Se criares um centro Shambhala em Lisboa podes contar com a minha colaboração. Até porque estou um pouco cansado do meu grupo de cá. Não encontro nele o ambiente encantador que senti em Karma Ling .
E já que falamos de meditação, aproveito para te dizer que um dos meus interesses actuais é a
"meditação na acção", ou seja a transposição da meditação para a vida quotidiana, como lhe chama o Lama Denys Rimpoché (é o meu Lama-raiz ).
Mudando completamente de assunto : como é que soubeste que eu gostei das bandeirinhas ? De facto até já pus o contador no meu blog português ; não consegui ainda foi pô-lo no blog francês. Mas hei-de conseguir !
Um grande abraço e :))))))) do Zé-Carlos
P.S.- Se escreveres as tuas respostas aos meus comentários no MEU blog e não no TEU, o computador avisa-me. De outra forma tenho de ir à procura e posso perder alguma.
P.S.2 - Por ter falado em "meditação na acção" vou citar o meu Lama NO BLOG FRANCÊS (não tenho de traduzir e tenho mais leitores).
Já leste no blog francês o trecho sobre a meditação na acção ? Gostava de ter a tua opinião (é um assunto controverso...).
:)))
De Wolkengedanken a 26 de Agosto de 2008 às 23:53
Sim, li e tenho muitas coisas para dizer o que falta actualmente é o tempo :( Mas amanha a noite vou ver o meu primeiro lama en "carne e ossos" e depois vou ter tempo para escrever
Que bonita flor. Esas coisinhas o blog do Google nao oferece. E pena porque sou muito brincalha (?)
boa noite
Óptimo ! Faço votos para que tudo te corra o melhor possível com o teu primeiro Lama !
Fico à espera de notícias tuas (e, se gostas das florinhas, passo a mandar-tas sempre... )
:)))
De
mdosoll a 25 de Agosto de 2008 às 17:55
Caro José-Carlos
Passo a correr só para dar um olá! Mas vejo com alegria que a conversa vai bem, entre entendidos! rsrs
:))
(mudei de endereço... para evitar confusões... parece que existem mais marias na terra, o que é natural)
Cara Maria !
Seja bem-vinda ! Já tinha saudades suas !
Já alterei o seu link no meu blog de acordo com a modificação que fez.
Com efeito encontrei (ou melhor : ela encontrou-me a partir do seu blog...) uma budista austríaca que escreve português (com alguns erros, mas quer praticar) e tenho-me entendido muito bem com ela.
Até breve.
:))) José-Carlos
Comentar post