Continuo a explorar as possibilidades que me são oferecidas pelo meu blog francês -- ou melhor : pela plataforma em que ele se insere.
Comecei por criar uma "comunidade".
Uma explicação prévia : lá, cada post é duplamente situado ou classificado.
Em primeiro lugar o autor escolhe a "categoria" que lhe quer atribuir (dentro de uma lista que ele próprio definiu e que serve para agrupar tematicamente os posts que publica).
Em segundo lugar escolhe a "comunidade" em que quer que ele surja -- o que condiciona parcialmente o público que irá primordialmente vê-lo. Para tal tem que se ter inscrito nessa comunidade, podendo fazê-lo em várias e podendo ser recusado pelo "animador" da comunidade (eu, por exemplo, já recusei um "blogueur" porque, antes de o aceitar, fui ver o blog dele e entendi que de todo nâo se enquadrava no espírito da minha comunidade, tal como está definido na sua descriçao e nas suas palavras-chave).
Por exemplo : eu criei a minha própria comunidade, de que vieram a fazer parte outros blogs, mas nem sempre publico lá -- depende dos conteúdos -- porque sou também membro de mais quatro. Digamos que as comunidades são. de certa forma, "especializadas" e constituem "redes".
Mas vamos ao que me traz aqui hoje. Explorando, como acima disse, as potencialidades da plataforma "over-blog", criei hoje um "forum de discussões" a que chamei "Sabedorias". Como o nome indica, o forum serve para discutir. Discutir o quê ? Com um título destes, praticamente tudo o que um grupo de pessoas queira discutir. Um forum pode comportar vários grupos, cada um com a sua temática específica. (Que pode ser até : não há tema, vamos "ao molho" e depois logo se vê...)
Mas uma coisa é obviamente necessária : pessoas.
E já agora a questão da língua. Num forum criado numa plataforma francesa é natural que a maior parte dos grupos use o francês. Mas nada impede que um grupo de portugueses se constitua como tal e decida discutir em português. Pela parte que me toca, como"administrador" (é assim que me chamam) do forum, não vejo nisso qualquer inconveniente.
Outra coisa : tudo isto é gratuito. (Como "blogueur" até posso, em certas circunstâncias, receber direitos de autor...Essa uma das razões -- não sei se já repararam -- porque tenho os meus dois blogs, o de cá e o de lá, protegidos por um copyright.)
Já estamos em Agosto, em plena silly season, nada é para se levar muito a sério. Para já. Mas vou lançando as minhas sementes e, na rentrée cá estarei para ver se recruto alguém para o "meu" forum.
Pensem nisso. Boas férias. E até à volta!...
P.S.-- Esquecia-me do mais importante : o endereço :
. Blogs
. MDOSOL
. Sofia
. Soflor
. MATS1948
. Quase...
. Mig, P,
. BLOG FR:
. Bettips
. Cristal
. LNT
. S P
. Outros
. Bruno
. YouTube
. Radio
. MyPlay
. Deezer
. {188} George e Ira Gershw...
. {187} Miles Davis & John ...
. {180} Billie Holiday - "S...
. {172} Continuando Gershwi...
. {171} Dos irmãos Gershwin...
. {166} Novamente "À balda"...
. {165} Edgar Morin e a com...
. {161} Eugénio de Andrade ...
. {159}A propósito da morte...
. {153} Relembrando "Casabl...
. {147} Caetano canta Amáli...